Esta página foi criada para divulgar e disseminar a educação ambiental. Trás várias noticias, ideias, e curiosidades que alunos, professores e pais podem discutir dentro ou fora da sala de aula, sempre com o tema educação ambiental presente

domingo, 31 de março de 2013

10 Atividades Ecorretas

Achei bem legal essa imagem sobre o que você pode fazer, e o que você reduz,poupa e salva!!!



 
 Fonte:https://www.facebook.com/MeioAmbienteeVidaref=ts&fref=ts#!/MeioAmbienteeVida/photos_stream
 
 
bjss Fe

sexta-feira, 29 de março de 2013


5 R's
Também vale a pena destacar a Política dos 5R's, que é um processo educativo que gera uma atitude ética em relação ao RESÍDUO:

A) R eduzirdiminuir a geração de resíduos. Exemplo: diminuir a quantidade de papel usado, evitando impressões desnecessárias; escolher produtos com menos embalagens;

B) R epensar – inovar as práticas de consumo. Exemplo: usar lâmpadas de Led que são mais econômicas que as fluorescentes, optar por usar pilhas recarregáveis que tem vida útil mais longa;

C) R eaproveitardar novo uso aos resíduos. Exemplo: usar o papel descartado para fazer blocos de anotações, doar objetos obsoletos para instituições que poderão fazer uso deles;

D) R eciclar – retornar os resíduos ao processo produtivo. Exemplo: papel usado virando papel novo, latas de refrigerante virando novas latas;

E) R ecusar – rejeitar produtos cujos resíduos gerem impactos ambientais negativos significativos. Exemplo: recusar as sacolas descartáveis de plástico; recusar garrafas de água descartáveis.

A maioria das pessoas conhece a ação de R eciclagem, porém ela não é a principal nem a mais importante. A diminuição da produção e do consumo de produtos que gerem RESÌDUOS desnecessários é um ato em que toda a sociedade deve estar envolvida.                Também vale a pena destacar a Política dos 5R's, que é um processo educativo que gera uma atitude ética em relação ao RESÍDUO:



 
             monicabf.blogspot.com
             www.construeficiencia.com.br 

A diferença entre LIXO e RESÍDUOS

A grande produção de RESÍDUOS e a falta de tratamento e disposição adequadas é hoje uma das principais formas de contaminação do solo e das águas, tornando-se um dos principais problemas ambientais na atualidade.

É importante destacar a diferença entre LIXO e RESÍDUO. 

LIXO (ou rejeito) são os materiais   considerados não aproveitáveis, indesejados, ou desprovidos de valor. A palavra LIXO vem do latim (lix = cinza). No senso comum é associado a sujeira, inutilidade, empecilho e imundície. Para a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) lixo são os “restos das atividades humanas, considerados pelos geradores como inúteis, indesejáveis ou descartáveis, podendo se apresentar no estado sólido e líquido, desde que não seja passível de tratamento.” (grifo nosso).

RESÍDUO são sobras ou restos do processo produtivo ou de consumo, que tem valor e podem ser reutilizados ou reciclados.

Em boa parte a diferença entre LIXO e RESÍDUO decorre da forma como nos relacionamos com o que sobrou do processo de consumo. O LIXO existe de fato como sobra que não pode ser mais reaproveitada ou reciclada (exemplo: lixo hospitalar, lixo nuclear), mas também existe o RESÍDUO que é tratado como LIXO, ou seja, é desprezado em seu valor de matéria prima que poderia ser reutilizada ou reciclada.

Existem algumas formas de se valorizar o RESÍDUO. Uma delas é através da realização da COLETA SELETIVA. Coleta seletiva é um processo de separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas, destinando-os a reciclagem ou a outro fim como a descontaminação e o descarte adequado.
Fonte: http://pga.pgr.mpf.gov.br/pga/residuos          cantinholiterariososriosdobrasil.wordpress.com

quarta-feira, 27 de março de 2013

Pegada Ecológica

Essa semana assisti a uma palestra na qual foi discutido sobre a pegada ecológica e achei bem legal colocar aqui para vocês. Coloquei o site na qual vocês podem fazer o teste para saber qual é a sua pegada!!!
O QUE É PEGADA ECOLÓGICA??
Para quem não sabe  a  expressão Pegada ecológica é uma tradução do Inglês ecological footprint e refere-se, em termos de divulgação ecológica, à quantidade de terra e água que seria necessária para sustentar as gerações atuais, tendo em conta todos os recursos materiais e energéticos gastos por uma determinada população.

http://www.pegadaecologica.org.br/



Fonte: http://www.pegadaecologica.org.br
           http://pt.wikipedia.org/wiki/Pegada_ecol%C3%B3gica



Bjaoo pra tds Fe

segunda-feira, 25 de março de 2013

Garrafas

Garrafas

Aqui varias imagens que você pode fazer com as garrafas de refrigerante ou galão de água!!! Varias alternativas bem legais segue ai.....



Revisteiro de garrafas Pets

Vasos para plantas
 





Fonte: https://www.facebook.com/pages/Educa%C3%A7%C3%A3o-Ambiental/241095862653196?id=241095862653196&sk=photos_stream



Valeuu gente bjaaoo fe

sábado, 23 de março de 2013



Consumo         Consciente 

Todo produto ou objeto que utilizamos para atender as nossas necessidades são fabricados com recursos naturais, cuja extração e beneficiamento podem trazer prejuízos ao meio ambiente. Com o desgaste, grande parte desses materiais retornam ao meio ambiente na forma de resíduos ou rejeitos, muitos deles contaminando a natureza.

Dessa forma, todo tipo de consumo causa impactos positivos ou negativos para a sociedade.

Pensando em melhorar essa situação surgiu a idéiao CONSUMO CONSCIENTE, que é aquele que busca atender as necessidades humanas escolhendo produtos ou procedimentos que diminuam os impactos negativos e aumentem os impactos positivos ao meio ambiente e a sociedade. Essa é a proposta do desenvolvimento sustentável, harmonizar o desenvolvimento social e a conservação ambiental.
   
Exemplos de Práticas de Consumo Consciente:
1. ações para redução do consumo de água e energia;
2. ações para utilização racional dos materiais de expediente;
3. aquisições de materiais e equipamentos mais eficientes;
4. aquisições de produtos que causem menos impactos ao meio ambiente em seu processo de fabricação.

Fonte: http://pga.pgr.mpf.gov.br/pga/consumo-consciente
            http: preservandooverde.blogspot.com


 

O que é Educação  Ambiental




Nos últimos três séculos a humanidade passou por grandes mudanças:

  • Surgimento do processo de produção industrial que aumentou a utilização dos recursos naturais e a geração de resíduos;
  • Migração das pessoas do meio rural para as cidades;
  • Aumento da produção do conhecimento proporcionando rápido desenvolvimento das ciências e da tecnologia;
  • Mudanças nos valores e modos de vida da sociedade
  • Acelerado crescimento populacional.

Essas mudanças tiveram consequências profundas para todo o planeta:

  • CULTURA DE SEPARAÇÃO DO HOMEM E AMBIENTE - O homem não se enxerga  como parte do meio ambiente, não estabelece limites nem critérios apropriados para utilização dos recursos naturais
  • CRISE AMBIENTAL – surgimento de graves problemas ambientais devido ao aumento da utilização dos recursos naturais e da produção de resíduos
A preocupação com a CRISE AMBIENTAL fez com que surgisse a mobilização da sociedade, exigindo soluções e mudanças. Na década de 60, do séc. XX, a partir dos movimentos contraculturais, surgiu o movimento ecológico que começou a elaborar a proposta da EDUCAÇÃO AMBIENTAL como ferramenta de mudanças nas relações do homem com o ambiente.

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) surge como resposta à preocupação da sociedade com o futuro da vida.

Sua proposta principal é a de estimular o surgimento de uma cultura de ligação entre natureza e sociedade, através da formação de uma atitude ecológica nas pessoas. Um dos seus fundamentos é a visão socioambiental, que afirma que o meio ambiente é um espaço de relações, é um campo de interações culturais, sociais e naturais (a dimensão física e biológica dos processos vitais).

Ressalte-se que, de acordo com essa visão, nem sempre as interações humanas com a natureza são daninhas, porque existe um co-pertencimento, uma coevolução entre o homem e seu meio. Coevolução é a idéia de que a evolução é fruto das interações entre a natureza e as diferentes espécies, e a humanidade também faz parte desse processo.

O processo educativo proposto pela EA objetiva a formação de sujeitos capazes de compreender a sua realidade e agir nela de forma consciente. Sua meta é a formação de sujeitos ecológicos.


Fonte: http://pga.pgr.mpf.gov.br/pga/educacao-ambiental
            http: robertoalmeidacsc.blogspot.com 

quinta-feira, 21 de março de 2013

Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água

Amanhã dia 22 de março é dia mundial da água,então vamos usar a água com consciência,não apenas no dia dela mas em todos os dias!!!
Segundo a ONU a escassez da água já atinge 2 bilhões de pessoas.Esse número pode dobrar em apenas 20 anos. Pense nisso!!!




Consciência Sempre!!! 



Obrigado a todos bjss FE

quarta-feira, 20 de março de 2013

Reciclar é muito facil !!!

Bom esse é o primeiro post aii dei uma olhada o que eu podia colocar, então achei essas duas imagens, na qual podemos começar a ajudar o Meio Ambiente. Separar o lixo orgânico do lixo reciclavel!! Não só em casa podemos ajudar mais na rua quando vemos latas coloridas que indica cada objeto que deve ser jogado em cada lixeira, normalmente encontramos 4,  mais existem outras cores e idetificações.
Também da para saber o tempo que demora para cada coisa se decompor!!!







Espero que gostem logo logo tem mais bjss