O que é Educação Ambiental
Nos últimos três séculos a humanidade passou por grandes mudanças:
- Surgimento do processo de produção industrial que aumentou a utilização dos recursos naturais e a geração de resíduos;
- Migração das pessoas do meio rural para as cidades;
- Aumento da produção do conhecimento proporcionando rápido desenvolvimento das ciências e da tecnologia;
- Mudanças nos valores e modos de vida da sociedade
- Acelerado crescimento populacional.
Essas mudanças tiveram consequências profundas para todo o planeta:
- CULTURA DE SEPARAÇÃO DO HOMEM E AMBIENTE - O homem não se enxerga como parte do meio ambiente, não estabelece limites nem critérios apropriados para utilização dos recursos naturais
- CRISE AMBIENTAL – surgimento de graves problemas ambientais devido ao aumento da utilização dos recursos naturais e da produção de resíduos
A
preocupação com a CRISE AMBIENTAL fez com que surgisse a mobilização da
sociedade, exigindo soluções e mudanças. Na década de 60, do séc. XX, a
partir dos movimentos contraculturais, surgiu o movimento ecológico que
começou a elaborar a proposta da EDUCAÇÃO AMBIENTAL como ferramenta de
mudanças nas relações do homem com o ambiente.
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) surge como resposta à preocupação da sociedade com o futuro da vida.
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) surge como resposta à preocupação da sociedade com o futuro da vida.
Sua proposta principal é a de estimular o surgimento de uma cultura de ligação entre natureza e sociedade, através da formação de uma atitude ecológica nas pessoas. Um dos seus fundamentos é a visão socioambiental, que afirma que o meio ambiente é um espaço de relações, é um campo de interações culturais, sociais e naturais (a dimensão física e biológica dos processos vitais).
Ressalte-se que, de acordo com essa visão, nem sempre as interações humanas com a natureza são daninhas, porque existe um co-pertencimento, uma coevolução entre o homem e seu meio. Coevolução é a idéia de que a evolução é fruto das interações entre a natureza e as diferentes espécies, e a humanidade também faz parte desse processo.
O processo educativo proposto pela EA objetiva a formação de sujeitos capazes de compreender a sua realidade e agir nela de forma consciente. Sua meta é a formação de sujeitos ecológicos.
Fonte: http://pga.pgr.mpf.gov.br/pga/educacao-ambiental
http: robertoalmeidacsc.blogspot.com
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