Esta página foi criada para divulgar e disseminar a educação ambiental. Trás várias noticias, ideias, e curiosidades que alunos, professores e pais podem discutir dentro ou fora da sala de aula, sempre com o tema educação ambiental presente

quinta-feira, 2 de maio de 2013

PARA ONDE VÃO TANTOS RESÍDUOS E REJEITOS?

Antes de começar gostaria de ressaltar que a palavra lixo já não é mais utilizada, pois quando se diz essa palavra parece que aquilo que estamos jogando não serve mais pra nada.  E como sabemos não é bem assim. Inclusive, existem postagens mais antigas aqui no blog dizendo o que se deve fazer com os resíduos. Portanto, o termo que substitui essa palavra é resíduo. Ou seja, resíduo é tudo aquilo que perdeu a sua identidade original, porém, que pode ser utilizada para qualquer outra finalidade. Enquanto que  rejeito é todos os resíduos que não podem ser reaproveitados de maneira nenhuma. 

A quantidade de resíduos que geramos é ABSURDA. Até pelo fato de vivermos em uma sociedade extremamente capitalista que só pensa em consumir, consumir e consumir.


MAIS PARA ONDE VAI TANTO RESÍDUO?

Os resíduos deveriam ser separados, conforme o post sobre coleta seletiva e enviados aos:
  1. ECOPONTOS¹
  2. CAMINHÕES DA PREFEITURA²
  3. CATADORES³ 
¹ Existem ECOPONTOS distribuídos por toda a cidade. Nesse local, eles recolhem os materiais recicláveis e até mesmo os objetos como sofá, fogão. Veja qual é o mais próximo de sua residência:      http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/servicos/amlurb/ecopontos/index.php?p=4626

² Não é em todas as ruas que passam esses caminhões da Prefeitura, mas você pode ligar pedindo. Inclusive, peça que seus vizinhos juntem também, pois assim, quando vierem recolher já levam o de todos.

 ³ Catadores não são só somente aquelas pessoas que passam com as carrocinhas recolhendo os materiais. Existem vizinhos seus que juntam em casa e depois levam para vender. É uma forma de ganhar dinheiro, também.

E OS REJEITOS? PARA ONDE VÃO?

Todo o material que não pode ser utilizado para nenhuma outra finalidade é enviando aos Aterros Sanitários. Existem lugares que, infelizmente, ainda mandam seus resíduos aos lixões. A diferença entre eles é que os lixões não possuem nenhum tipo de planejamento, ou seja, o resíduo é simplesmente jogado no chão, o líquido gerado pela decomposição da matéria orgânica, o chorume,  não é separado, ou seja, ele contamina o solo e posteriormente pode vir a contaminar a água também. Já nos aterros, existe um planejamento. Antes do resíduo ser jogado no chão, eles colocam uma manta de PEAD para proteger o solo e o chorume é coletado pelo aterro. Isso é apenas um mero resumo de aterro, porque eles são muito mais complexos. Aqui está a imagem do planejamento de um aterro:





Por hoje é só! Espero que tenham gostado.
Beijos, Daniela.






Nenhum comentário:

Postar um comentário